O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando apenas de motivação para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.
Mizukami (1986) define aprendizagem a partir de algumas perspectivas e abordagens onde destacamos as principais:
1- Na abordagem tradicional o ensino pretende levar variados conhecimentos aos seus alunos valorizando os métodos científicos, onde o aluno é considerado um adulto em miniatura que precisa ser atualizado. O papel do professor se caracteriza em embutir o conhecimento no aluno independente do seu interesse e vontade onde a aprendizagem consiste na aquisição de modelos expostos. O professor recorre a um sistema padrão onde o aluno copia todos os conhecimentos impostos através de ilustrações.
2- Na abordagem humanista, se da ênfase ao papel do sujeito como elaborador do conhecimento humano, o professor não transmite conhecimento mais adéqua suportes para facilitar a aprendizagem.
3- Na abordagem comportamentalista considera o conhecimento como resultado direto da experiência onde o comportamento é modelado e reforçado através do controle e das experiências. A proposta de aprendizagem dessa abordagem sugere organização dos elementos das experiências curriculares onde o conhecimento é observável sendo possível adequar as técnicas para a modificação comportamental
4- Na abordagem sócio cultural encontramos a idéia de Freire e sua preocupação como, a cultura popular, onde escola é uma instituição que localiza num contexto histórico determinado e para comprendê-la é necessário entender como o poder se constitui na sociedade. A aprendizagem é entendia num sentido global, onde necessita procurar a superação da relação opressor-oprimido. A relação professor – aluno é horizontal, onde o professor educa e se auto-educa , compreendendo e ajudando a compreender a realidade do outro.
De acordo com os behavioristas a aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas entre um Estímulo e uma Resposta.
Estimulo → Resposta = Comportamento
Apresenta como principais características:
• O indivíduo é visto como passivo em todo o processo
• A aprendizagem é sinônimo de comportamento expresso
• O reforço é um dos principais motores da aprendizagem
Realmente a motivação é a alma do aprendizado, pois do contrário estaremos diante daquele velho ditado: aprender é aquilo que nunca esquece, ao contrário de decorar que só serve para um determinado instante e depois esquecemos.
ResponderExcluir