terça-feira, 15 de junho de 2010

O QUE É APRENDIZAGEM?

Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. Outro conceito de aprendizagem é que ela pode ser definida de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.

O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando apenas de motivação para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.

Mizukami (1986) define aprendizagem a partir de algumas perspectivas e abordagens onde destacamos as principais:

1- Na abordagem tradicional o ensino pretende levar variados conhecimentos aos seus alunos valorizando os métodos científicos, onde o aluno é considerado um adulto em miniatura que precisa ser atualizado. O papel do professor se caracteriza em embutir o conhecimento no aluno independente do seu interesse e vontade onde a aprendizagem consiste na aquisição de modelos expostos. O professor recorre a um sistema padrão onde o aluno copia todos os conhecimentos impostos através de ilustrações.

2- Na abordagem humanista, se da ênfase ao papel do sujeito como elaborador do conhecimento humano, o professor não transmite conhecimento mais adéqua suportes para facilitar a aprendizagem.

3- Na abordagem comportamentalista considera o conhecimento como resultado direto da experiência onde o comportamento é modelado e reforçado através do controle e das experiências. A proposta de aprendizagem dessa abordagem sugere organização dos elementos das experiências curriculares onde o conhecimento é observável sendo possível adequar as técnicas para a modificação comportamental

4- Na abordagem sócio cultural encontramos a idéia de Freire e sua preocupação como, a cultura popular, onde escola é uma instituição que localiza num contexto histórico determinado e para comprendê-la é necessário entender como o poder se constitui na sociedade. A aprendizagem é entendia num sentido global, onde necessita procurar a superação da relação opressor-oprimido. A relação professor – aluno é horizontal, onde o professor educa e se auto-educa , compreendendo e ajudando a compreender a realidade do outro.

De acordo com os behavioristas a aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas entre um Estímulo e uma Resposta.


Estimulo → Resposta = Comportamento


Apresenta como principais características:

O indivíduo é visto como passivo em todo o processo

A aprendizagem é sinônimo de comportamento expresso

O reforço é um dos principais motores da aprendizagem

• A aprendizagem é vista como uma modelagem do indivíduo

Um comentário:

  1. Realmente a motivação é a alma do aprendizado, pois do contrário estaremos diante daquele velho ditado: aprender é aquilo que nunca esquece, ao contrário de decorar que só serve para um determinado instante e depois esquecemos.

    ResponderExcluir